domingo, 4 de novembro de 2012

Brasílias

A língua brasileira está impregnada da beleza plástica e acústica dos léxicos árabe, africanos, tupi-guarani, etc. O potencial polissemântico dessas línguas lateja e reluz como ouro dos sábios na língua brasileira e sua cabala já é flor e fruto na poesia, no samba, na mpb, no folclore, nos terreiros afro-brasileiros. O potencial microtonal dessas línguas exorta à música das palavras na língua brasileira, que já tece seus coros (como na hierarquia celeste) nos sotaques regionais, nos falares líricos, autênticos cantos falados, em melodias de timbres vocálicos, percussões consonantais.
A força criativa evolucionária da linguagem é um atributo de Exu, que como ensina Muniz sodré, é "um princípio cosmológico da dinamicidade das trocas, da comunicação e da individualidade, (...) que no sistema nagô, outorga individualidade ao ser humano e lhe permite falar".

Laboratório Alquímico das Almas Trovadorescas
Trata-se de um projeto de pesquisa, criação e ensino conjugado de música, poesia e literatura, para os que buscam um encontro mais profundo com as linguagens. O projeto é viabilizado através de aulas particulares, palestras, oficinas, workshops e curso regular.
guilherme.lessa@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário